Passos das Pedras - Histórico

                O Passo das Pedras, assim como o Morro Santana, integra uma das áreas do território da cidade sem delimitação oficial, mas a região é conhecida e delimitada por seus moradores enquanto bairro. No estudo realizado em 2002, para a elaboração de mais uma edição da série “Memória dos Bairros Passo das Pedras”, foi criado a delimitação da área e teve por base a realidade geográfica que circunda as margens do Arroio Passo das Pedras e áreas que mostram semelhanças englobando: Vila Passo das Pedras (antiga Chácara Butiá) e de acordo com o novo Plano Diretor de Porto Alegre englobaria Jardim Ingá e Passo das Pedras II.

                A denominação da região deve-se a fatores naturais. “Diz-se que o Arroio que nasce no Morro Santana e deságua no Rio Gravataí, cortando a antiga estrada do Passo do Feijó (atual Baltazar de Oliveira Garcia), recebeu o nome de Passo das Pedras devido a existência de Pedras que serviam de ponto de referência para aqueles que usavam o caminho como alternativa entre o norte de Porto Alegre e o oeste de Viamão – região outrora chamada de Passo do Feijó, onde hoje se localiza o município de Alvorada.”

                A partir da década de 1950, o povoamento do bairro torna-se mais expressivo, ocorrendo basicamente em dois loteamentos: o Ingá, pela iniciativa privada e o Passo das Pedras, através da iniciativa pública.

                Em 1960, inicia-se no Passo das Pedras a organização comunitária, através da Associação de Moradores, com objetivo de conquistar melhores condições de infraestrutura na região.

                Quanto as opções de lazer no Passo das Pedras destacam-se os jogos e torneios de futebol, uma das sedes, a Social Ouro Verde fundada em 1964, possui atividades até os dias atuais. Já no Jardim Ingá as opções de lazer concentram-se no Centro Esportivo da Vila Ingá – CEVI, fundado na década de 1970. Em 2000 a denominação do CEVI foi alterada para Centro Regional de Assistência Social das Regiões do Eixo da Baltazar e Nordeste, popularmente conhecido como Centro Humanístico Vida. O Centro dispõe de grande estrutura física, oferecendo a população os mais variados  serviços, como atendimento médico, bancário, assistência social, Defensoria Pública, diversos cursos profissionalizantes, etc.

                As ocupações irregulares no Passo das Pedras se agravaram a partir dos anos 80, atualmente o bairro concentra mais de dez vilas, algumas ainda em processo de regularização.

                O Passo da Pedras é um bairro essencialmente residencial, possuindo pequeno comércio de gêneros alimentícios, e serviços localizados  principalmente na avenida Baltazar de Oliveira Garcia no trecho pertencente ao bairro. Quanto o oficialização da região enquanto bairro tramita na Câmara de Vereadores a lei de nomeação e delimitação.

Fonte: História dos bairros de Porto Alegre