Boa Vista - Histórico

                Criado pela Lei 2022 de 7/12/59, o bairro Boa Vista possui os seguintes limites: Avenida Carlos Gomes, da esquina da Avenida Plínio Brasil Milano até a Avenida Dr. Nilo Peçanha, ao longo desta radial até encontrar a nascente do Riacho, de lá, por uma linha seca, reta e imaginária na direção leste/oeste, até encontrar a convergência da Rua Anita Garibaldi com Libero Badaró e pelo prolongamento desta via pública até a Travessa Pedreira e daí em direção leste/oeste pela Avenida Plínio Brasil Milano até encontrar, novamente, a sua convergência com a Avenida Carlos Gomes. Possui uma área de 160 ha.

                Boa Vista consagrou-se como bairro residencial a partir dos anos 60 do século XX, quando loteamentos planejados foram ali implantados, e os terrenos permitiam a construção de amplas casas. Da mesma forma que o bairro Bela Vista, o boom imobiliário que o Plano Diretor de Porto Alegre (lei 434/99) fez surgir na cidade, foi diretamente sentido no bairro, quando residências domiciliares passaram a dar lugar a altos edifícios.

                O bairro possui uma tradicional escola de ensino privado, o Província de São Pedro, sediado há mais de 24 anos na rua Marechal Andrea. Possui, também, uma extensa área verde, com mais de 50 ha: o Porto Alegre Country Club. Fundado em 30 de maio de 1930 por um grupo de aficcionados do golfe, teve inaugurada a nova sede, onde está até hoje, no ano de 1938, e muitas ampliações e reformas foram ali efetuadas. Outro estabelecimento de destaque no bairro é a Sociedade Libanesa, fundada em 1º de setembro de 1936, e antes situada no bairro São João. Com a compra da área de sua sede pela Sogipa, em 1985, veio a situar-se na Rua Barão de Rio Grande.

                O bairro é cortado pela rua Anita Garibaldi, que surge nos mapas da cidade a partir de 1916 no Bairro Mont’Serrat, e sua extensão até a Av. Carlos Gomes acontece em 1928. Com o inevitável crescimento urbano de Porto Alegre, hoje termina no Bairro Passo d’Areia. É nela que se concentra a maioria do comércio do bairro.

Fonte: História dos bairros de Porto Alegre