Jardim do Salso - Histórico

                Criado a partir da lei de seu desmembramento da Vila Bom Jesus, o Bairro Jardim do Salso foi instituído enquanto tal pela lei de n° 6594 de 31 de janeiro de 1990. A Vila Bom Jesus, origem do bairro, foi loteada por preços mais baixos em fins da década de 1920, tendo em vista a grande distância da zona central, mas sua ocupação efetiva começou a acontecer em meados da década de 1960, quando parte da população passou a fazer parte ao que hoje é o Bairro Jardim do Salso. Atualmente, possui como limites de bairro o Jardim Botânico, Partenon, Petrópolis, Vila Bom Jesus e Jardim Carvalho.

                A troca de denominação de “Vila” para “Jardim” aconteceu especialmente na medida em que essas áreas, mesmo distantes do Centro, se desenvolviam, fazendo com que perdessem aquele caráter da precariedade que a cercaram durante muitos anos. O Jardim do Salso é um exemplo destas modificações. 

                O bairro caracteriza-se por ter se desenvolvido a partir de grandes vias, como Cristiano Fischer e Ipiranga. O projeto de construção desta corresponde à administração de Loureiro da Silva, que retomou o Plano de Melhoramentos da cidade de 1914 que, entre outros, previa a retificação do Arroio Dilúvio. 

                Mais recentemente, uma outra grande obra viária, a Terceira Perimetral, que já teve a primeira parte de suas obras concluídas, mobilizou sensivelmente a região. Nestas grandes avenidas, podemos perceber um considerável contraste em relação ao nível do comércio do bairro, pois passaram a oferecer alternativas àqueles estabelecimentos até então ali existentes. Atualmente, o Jardim do Salso é muito procurado por alunos do interior, principalmente pelos que estudam ou estudarão na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Fonte: História dos bairros de Porto Alegre