Jardim Carvalho - Histórico

                O bairro Jardim Carvalho foi oficializado e delimitado pela lei n°6720 de 21/11/1990. Seus limites por bairro são: Partenon, Jardim do Salso, Vila Bom Jesus, Jardim Itu-Sabará e Agronomia.

                O Jardim Carvalho possui em seu territ ório uma gama de pequenos núcleos residenciais que o complementam, atuando muitas vezes como espaços “autônomos” dentro do bairro. São eles: Cefer I e II, Jardim das Bandeiras, Vila dos Sargentos, Vila Grécia, Jardim Nossa Senhora das graças, Vila Brasília e Conjunto residencial Ipê II. A maioria destes núcleos se formou em meados do século XX, período em que Porto Alegre se expandia e requisitava novos espaços urbanos. Um dos mais novos núcleos em formação é o Jardim Itália, que promete ocupar uma área de mais ou menos 66 mil metros quadrados, tendo a conclusão de suas obras previstas para o final do ano de 2006.

                Duas principais avenidas de Porto Alegre, Ipiranga e a Protásio Alves, são os limites norte e sul do bairro e, ligando-as, temos a avenida Antonio de Carvalho, que atravessa todo o bairro. Esta avenida teve suas faixas duplicadas no início da década de 1990, e trata-se de uma via de integração muito importante e de tráfego intenso, principalmente nos horários de pique.

                Nos limites do bairro encontra-se o Hospital Independência, com significativa capacidade de atendimento, localizado na avenida Antonio de Carvalho nº 450. A partir de 1995, o Hospital foi agregado à rede Ulbra e, em 1999, tornou-se também um hospital escola, ou seja, núcleo de formação de estudantes da área biomédica. Há também na região pequenas unidades de saúde, dentro dos seus núcleos, citados anteriormente.

                Algumas empresas fundamentais para a cidade também possuem sede no bairro, como a CEEE e o DETRAN, localizadas na avenida Ipiranga. O bairro tem várias perspectivas de crescimento, e há uma previsão da instalação de um grande centro comercial, localizado na avenida Ipiranga, esquina com a Antônio de Carvalho.

                O bairro é basicamente residencial, com uma rede de atendimentos básicos, tais como farmácia, mini-mercados, etc.

Fonte: História dos bairros de Porto Alegre