Vila Jardim - Histórico 

       Localizado na zona norte da cidade, entre a Chácara da Pedras e o Jardim Itú-Sabará, a Vila Jardim foi oficializada pela lei nº 2022 de 7/12/1959 com seus limites assim estabelecidos: “Avenida Protásio Alves, da esquina da rua General Barreto Vianna até a Estrada do Forte no limite da zona rural da cidade, ao longo desta Estrada do Forte até encontrar o Beco do Forte e daí em direção leste-oeste, cruzando a avenida Saturnino de Brito e seguindo pela rua Alberto Barbosa até encontrar a avenida Dr Nilo Peçanha, e por esta até a rua General Barreto Vianna, desta até encontrar a avenida Protásio Alves.”

       Até meados do século XX a região era pouco habitada e, até a década de 1970, a infra-estrutura disponível na Vila Jardim era precária. Na busca por melhores condições de moradia, os moradores da Vila iniciam o movimento comunitário no bairro neste período.

       A população do bairro é bastante heterogênea: seus habitantes são oriundos do interior do Rio Grande do Sul e também de outras regiões da cidade que, a partir da década de 70 e 80, migraram para Vila Jardim, em função da valorização de seus antigos locais de residência. Atualmente, de acordo com dados do último censo do IBGE, a Vila conta com uma população de 14251 moradores.

       Bairro de classe média baixa, predominantemente residencial, dispõem de pequeno comércio e serviços, dispostos nas avenidas do Forte e Saturnino de Brito, principais vias do bairro.

Fonte: História dos bairros de Porto Alegre