Chácara das Pedras - Histórico

        O bairro Chácara da Pedras foi oficialmente criado pela lei n.º 2.022 de 07/12/1959, com limites assim estabelecidos: “Avenida Protásio Alves esquina com rua João Paetzel até a rua General Barreto Vianna, desta até a projetada avenida Dr Nilo Peçanha; desta, na direção leste-oeste, até encontrar o limite do bairro Três Figueiras, numa linha reta, seca e imaginária, que vai encontrar o ponto inicial da rua Gustavo Schmidt; por esta até a rua Jorge Fayet e por esta até a rua João Paetzel até encontrar a esquina da avenida Protásio Alves”.

       As primeiras ocupações da Chácara das Pedras remontam ao final do século XIX e, deste período até as décadas de 1940-1950, a região foi pouco habitada. Quanto à denominação, o cronista Ary Veiga Sanhudo diz que se deu em função do grande número de pedras que existiam na região, anterior a sua efetiva ocupação. 

      A construção do Shopping Iguatemi nos anos de 1980 impulsionou o desenvolvimento do bairro, bem como contribuiu para valorização dos imóveis ali localizados. Atualmente, o bairro faz parte da zona nobre da cidade, onde as residências e edifícios apresentam bela arquitetura, sobretudo os localizados na Avenida Nilo Peçanha. A Chácara das Pedras guarda características residenciais, possuindo um bom número de moradias horizontais, e a região dispõe de comércio e serviços, especialmente em torno da citada avenida.

       Quanto às opções de lazer e entretenimento, além da proximidade com o já citado Iguatemi, e também com o shopping Bourbon Country, inaugurado em 2001, há um bom número de praças arborizadas. Atualmente é um dos bairros residenciais mais procurados, considerando sua tranqüilidade.

Fonte: História dos bairros de Porto Alegre