Medianeira - Histórico
Localizado na zona leste da capital, o bairro Medianeira possui como limites: Azenha, Glória, Menino Deus, Santa Tereza e Santo Antônio.
Um dos marcos na história deste local é a iniciativa espontânea da comunidade no que diz respeito à legalização de seus limites e formalização de seu nome. Através de sua mobilização ativa, o bairro adquiriu sua legalização em 23/07/1957 através da lei 1762, e foi o primeiro instituído legalmente na cidade de Porto Alegre.
Em seus primórdios, o Medianeira era definido como local de travessia para a chegada em outros pontos mais expressivos da cidade como, por exemplo, o Arraial do Menino Deus. Seu nome é atribuído à paróquia eclesiástica que ali se localiza.
Há instituições no bairro que remontam mais de cem anos, como por exemplo, o Club Grêmio Gaúcho, inaugurado no ano de 1898 pelo militar João Cezimbra Jaques, com objetivo de exaltação da tradição gaúcha. Com o tempo, no entanto, foi se distanciando de sua função inicial e, atualmente, a entidade não possui mais a expressão de sua origem.
Outro ponto significativo deste bairro é o Grêmio Football Porto-Alegrense, fundado em 15/09/1903, que possuía, em seu projeto inicial, a intenção de propiciar espaços para outros esportes, que não só o futebol, mas este acabou por preponderar sobre as outras atividades inicialmente propostas.
Afora estes pontos já citados, em 1976 foi inaugurado no bairro o cemitério João XXIII, localizado na Av. Natal, que trouxe para Porto Alegre um novo modelo cemiterial, algo muito inovador para a época, com jazigos em forma de “gavetas”.
O bairro ainda preserva muito de seu passado, o que pode ser percebido através da quantidade de casas com características arquitetônicas correspondentes ao início do século XX . Possui ainda, uma instituição bastante antiga, o colégio Maria Imaculada, fundado em 21/11/1933.
Além destes elementos históricos fundamentais, o bairro é bem assessorado por linhas de ônibus de diversas empresas, possui um expressivo comércio local e um aspecto muito acolhedor.
Fonte: História dos bairros de Porto Alegre