Independência - Histórico

                Localizado próximo ao Centro de Porto Alegre, o bairro Independência tem suas origens no segundo quartel do século XVIII. Seu eixo principal, Avenida Independência, foi um caminho que surgiu espontaneamente, como uma das saídas da vila de Porto Alegre para a Aldeia dos Anjos (atual cidade de Gravataí). 

                Neste período, tem início a povoação da região, impulsionada pela construção do moinho de vento e fundação da Igreja da Conceição, em 1858. Na mesma época, é fundada a Beneficência Portuguesa, que se instala, primeiramente, numa sala cedida pela Santa Casa, passando, em 1858, para sua sede própria, na rua da Figueira, atual Cel. Genuíno, aguardando a construção do Hospital, que é inaugurado em 1870. No mesmo local até os dias de hoje, o prédio matriz conserva seus traços originais, mesmo após suas instalações receberem ampliações e reformas.

                Em finais do século XVIII é implantada linhas de bondes na região. Localizado em parte elevada da metrópole, o bairro começa a tornar-se local preferido da classe média porto-alegrense, no início do século, sobretudo a avenida Independência. As construções ali realizadas – de destacada arquitetura - demonstram o crescimento industrial e comercial da cidade. Aos poucos, a partir da década de 1940, o desenvolvimento e urbanização de outros arrabaldes em Porto Alegre fez com a classe média diminuísse seu interesse por ali residir, e as casas residenciais dão lugar a grandes prédios de apartamentos e comerciais. Ainda assim, mantém-se como um bairro tradicional, com antigos moradores ainda ali residindo, oriundos das famílias que se instalaram em seus primeiros tempos.

                Oficializado em dezembro de 1959 pela lei nº 2.022, atualmente dispõe de um variado comércio e serviços, mesclando ares de bairro residencial e comercial. Além da Beneficência Portuguesa, está ali situado o hospital Presidente Vargas, inaugurado em 1947, mas desde 1978 presta serviços especializados no atendimento de adolescentes, de grávidas de alto risco e com uma bem equipada UTI neo-natal; também presta atendimento na área da saúde mental. Boa parte do Hospital Moinhos de Vento está sediada no bairro. No início da primeira década de 2000, o Hospital da Criança Santo Antônio, antiga instituição de Porto Alegre, é transferido para Av. Independência, esquina com a rua Sarmento Leite. Também dispõe de instituições de ensino tradicionais como os Colégios Bom Conselho (fundado em 1905) e Nossa Senhora do Rosário, fundado em 1904, mas no prédio que ocupa até hoje desde 1926. 

                Duas antigas praças fazem parte do bairro: a praça Dom Sebastião, em frente à Igreja da Conceição, que possui este nome desde 1884, e a Praça Júlio de Castilhos, que é assim conhecida desde 1890.

Fonte: História dos bairros de Porto Alegre