Bela Vista - Histórico

                 O nome do bairro já caracteriza a região: no alto do morro, vislumbra-se uma vista maravilhosa de toda a cidade de Porto Alegre.

                A história do Bela Vista está muito ligada ao bairro Petrópolis, um dos bairros mais antigos da cidade, pois se trata do desmembramento de uma das diversas chácaras, no caso, da família Santos Neto. Em 1970, as terras da família foram loteadas, tornando o bairro essencialmente residencial.

                Até o inicio da década de 90, o bairro era composto somente por casas residenciais, mas, a partir da lei 434/99, as características do bairro se alteraram completamente, passando a ser construídos edifícios, o que modificou sensivelmente sua paisagem e arborização. Dentro da perspectiva de ampliação viária da cidade, também nos anos 90 é aberta avenida Neuza Brizola, que passa a ligar a av. Nilópolis com a av. Protásio Alves.

                Os limites do bairro existem desde 1959, a saber: rua Passo da Pátria, esquina rua Vicente da Fontoura até a rua Jaime Teles; por esta até a Av. Nilópolis; por esta até a Av. Nilo Peçanha; por esta até Av. Carlos Gomes; por esta até a rua Furriel Luiz Antônio Vargas; por esta até a rua Pedro Ivo; por esta até a rua Carlos Trein Filho; daí até a rua Farnese; daí à rua Antonio Parreiras; por esta até encontrar a rua Vicente da Fontoura.

Fonte: História dos bairros de Porto Alegre