Vila Conceição - Histórico

                Situa-se em uma elevação, às margens do Lago Guaíba, na região sul de Porto Alegre. Tornou-se bairro em 1959, através da Lei 2022. Seus limites atuais são: margem do Rio Guaíba da embocadura da Rua Pe. João Batista Reus até encontrar a embocadura da Rua Prof. Emílio Meier, desta até a Av. Cel. Marcos, desta até o termo da Av. Wenceslau Escobar, por esta, em direção sul-norte, até encontrar novamente a Rua Pe. João Batista Reus, desta até embocadura com o Rio Guaíba. Por bairros, seus limites são: Pedra Redonda e Tristeza.

                Foram iniciados diversos loteamentos na região, entre eles a Vila Conceição, quando da conclusão da Avenida Wenceslau Escobar, no ano de 1932. Ela também proporcionou o desenvolvimento da região, já que liga o bairro a regiões mais centrais da cidade. A maior parte do bairro pertencia à Tristeza, um dos mais antigos da zona sul. Na área onde hoje situa-se o bairro havia uma chácara, que pertencia a José da Silva Guimarães.

                A área territorial é pequena, com 35 ha, e suas ruas são estreitas, silenciosas e bastante arborizadas, ocupadas basicamente por casas residenciais. A parte central do bairro está situada à Praça Paraíso e a bela paisagem local é completada pela orla do Guaíba, muito apreciada pelos porto-alegrenses.

Fonte: História dos bairros de Porto Alegre