Lageado - Histórico

                O bairro Lageado, foi instituído a partir da lei 7155 de 01/10/1992. Analisando o material que se possui sobre a história do bairro, os dados do último censo realizado no ano de 2000, mostram que, na área total do bairro, 2.717 ha, existe uma população de 3.425 pessoas.

                O bairro Lageado estende-se da esquina da Av. do Lami com a Estrada do Chapéu do Sol, segue por esta até a estrada Francisca de Oliveira Vieira. Por esta última segue até a avenida Edgar Pires de Castro, deste ponto, por uma linha reta, seca e imaginária, vai até a Estrada das Quirinas junto ao arroio das Quirinas. Segue pela estrada da Taquara até a avenida Edgar Pires de Castro. Por esta avenida segue até a Av. do Lami e, finalmente, por esta última até a estrada do Chapéu do Sol. 

                Localizado a 30km do centro da capital, as estradas do bairro ainda lembram aquelas pequenas cidades do interior, onde o asfalto ainda não chegou. As características rurais da região não param por aí, e o bairro tem seu território basicamente destinado à agricultura, e uma parcela considerável do que se produz no local é enviado para a CEASA (Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul), como por exemplo, rúcula e mostarda. A divisão territorial é feita basicamente em chácaras, sítios e casas de campo. Para adquirir uma propriedade no bairro existe um outro ponto que diferencia as propriedades existentes ali daquelas compradas ou alugadas em outros pontos da cidade, a venda de terras neste bairro não é calculada por metros quadrados, mas sim por hectares, cálculo típico de compra de sítios, fazendas e chácaras por exemplo. 

                Não se formou no bairro nenhum núcleo mais urbano, e é neste sentido que destacamos as suas especificidades rurais. Quando necessário, os moradores do Lageado recorrem a seus vizinhos mais próximos Restinga e Lami, que possuem um significativo comércio local.

                Apesar da distância entre as casas, os moradores conseguiram se organizar e estabelecer um centro de eventos que atende a várias demandas do bairro: trata-se do Sociedade Recreativa Esporte Clube Lageado. A instituição possui mais de cinqüenta anos, iniciando suas atividades com canchas de bocha. Junto ao clube, existe o departamento de tradições gaúchas Sentinela do Cerro.

Fonte: História dos bairros de Porto Alegre