Ponta Grossa - Histórico
Criado pela Lei 6893 de 12/09/91, o bairro possui uma área de 933 ha, e a baixa densidade de 2 hab/ha. Segundo o Censo de 2000, tem pouco mais de 1000 domicílios. Seus limites atuais são: da foz do Arroio do Salso, segue a montante do mesmo até a Av. Juca Batista e, por esta, até a Estrada Retiro da Ponta Grossa. Por esta até a Estrada da Ponta grossa e, por esta, até o Arroio da Guabiroba. Pelo arroio até sua foz no Guaíba. Pela orla do Guaíba, contorna a Ponta Grossa e vai até a foz do Arroio do Salso. Por bairros, seus limites são Serraria, Belém Novo e Hípica.
Bastante afastado do Centro, é considerado zona rural de Porto Alegre, sendo ocupado basicamente por sítios e sedes sociais, como por exemplo a Associação Recreativa dos Correios, fundada em junho de 1989; a sede campestre do Teresópolis Tênis Clube; o Clube do Médico, fundado em 1963, e a Associação de Pais e Mestres do Colégio Nossa Senhora das Dores. Seu setor comercial não é grande, e o Ponta Grossa carece de alguns tipos de serviços, precisando buscá-los nos bairros vizinhos.
Sua principal característica é a beleza natural, cercado pelo Morro da Ponta Grossa, que dá origem ao nome do bairro, o Morro das Abertas e, ainda, o Lago Guaíba, que faz parte dos seus limites.
As principais vias de acesso são a Avenida Juca Batista, a Estrada Retiro da Ponta Grossa e a Estrada da Ponta Grossa.
Fonte: História dos bairros de Porto Alegre