Espírito Santo - Histórico
O bairro Espírito Santo, cujo nome diz respeito a uma capela que existia no alto de um dos morros da região, foi legalizado a partir da lei n°6704 de 19/11/1990. De acordo com o último censo (ano 2000), em uma área de 174 ha apresenta uma população de quase 6 mil moradores, distribuídos em 1.706 domicílios. Seus limites por bairro são: Guarujá, Ipanema, Hípica e Chapéu do Sol. Localizado em um dos extremos da Zona Sul, o bairro fica às margens do Guaíba. É cercado e cortado por importantes avenidas, como a Guaíba, a estrada da Serraria e a avenida Juca Batista. Feitas as localizações, um outro fator importante de ser salientado é a existência do núcleo habitacional no espaço do bairro, que leva o nome de Vila Lavoura.
Os bairros situados na Zona Sul tem como uma de suas características a grande distância do Centro e, como é o caso do bairro Espírito Santo, pode-se dizer que a ampliação da avenida Juca Batista, concluída em 2005, melhorou muito o acesso ao local.
A comercialização dos lotes do bairro começou a ser feita em 1980 e, como neste período os acessos eram precários, os terrenos eram vendidos a preços relativamente baixos. Hoje em dia, com as melhorias estabelecidas, houve um aumento significativo na cotação dos terrenos que se localizam em meio ao exuberante verde que ainda existe por ali.
Apesar de possuir uma população bem eclética, uma característica se no bairro, é que as construções voltam-se para o Guaíba, garantindo a beleza da vista que o Lago proporciona.
Um ponto de referência importante do bairro é o Clube do Professor Gaúcho, localizado na avenida Guaíba, quase à beira do Lago. A instituição possui mais de trinta anos e é uma ótima opção de lazer para seus associados. Salienta-se que uma boa parte desta região que margeia as águas na Zona Sul é ocupada por sedes campestres de várias associações.
O bairro Espírito Santo, que ainda oferece espaços horizontais de desenvolvimento, promete para aqueles que optarem por este local como moradia um ambiente tranqüilo, bem distante da agitação que caracteriza as zonas mais centrais de Porto Alegre.
Fonte: História dos bairros de Porto Alegre