Santa Maria Goretti - Histórico

                O bairro Santa Maria Goretti foi oficialmente criado e delimitado pela lei municipal nº 2688, de 25/12/1963. Situado na zona norte da capital, faz limites ao sul com o bairro São João e, ao norte, com o Jardim São Pedro. A origem do bairro está ligada ao povoamento do Passo d’Areia, e seus atuais limites demonstram que dele foi desmembrado. Seus contornos são : rua 25 de julho, esquina com avenida Assis Brasil, até a avenida Sertório; desta até a rua Carneiro da Fontoura; rua Carneiro da Fontoura esquina da avenida Sertório até a esquina da rua Visconde de Pelotas; desta, da esquina da Rua Carneiro da Fontoura até a avenida São Gonçalo esquina da avenida Brasil; e desta até a esquina da rua 25 de julho.

                A avenida Sertório, que demarca os limites do bairro no seu lado oeste, é a via mais importante da região. Sua origem, remonta as últimas décadas do século XIX, como mostra um requerimento de Dona Margarida Teixeira Paiva e outros proprietários do Caminho Novo (atual Voluntários da Pátria), na qual são oferecidos terrenos para abertura de uma rua que fizesse a comunicação entre a região e a estrada para Gravataí. 

                Em 1870, foi aprovada pela Câmara Municipal a abertura da rua e, em 1875, era registrada em ata a conclusão de sua abertura e dos melhoramentos ali realizados. No governo do intendente Otávio Rocha, em 1925, foi projetada sua macadamização, e seu alargamento foi decretado em 1944, mediante recuo progressivo das construções. Quando tornou-se via de acesso à Travessia do Guaíba, em 1958, passou a ser avenida.

                Santa Maria Goretti é um bairro com características residenciais e comerciais. No trecho da avenida Sertório pertencente ao bairro, concentra-se o comércio de automóveis e peças automotivas. De acordo com dados do último censo do IBGE o bairro conta com uma população de 4132 moradores, em uma área de 77 hectares.

Fonte: História dos bairros de Porto Alegre