São João - Histórico

                O bairro São João tem suas origens em finais do século XIX, e se formou em torno da capela São João Batista, construída em 1871. O desenvolvimento da região se deu paralelo ao bairro São Geraldo, e ambas as áreas foram loteadas pela empresa Territorial Porto-Alegrense, nas primeiras décadas do século passado. A ocupação da região é impulsionada a partir da instalação do transporte coletivo, no ano de 1898, e o

bonde linha São João tinha seu final de trajeto em frente à capela. A Igreja São João Batista, que deu nome ao bairro, foi elevada a Paróquia em 1919, servindo até hoje como ponto de referência para o bairro, além de representar grande influência religiosa e política para os moradores mais antigos.

                Outro grande motivador de crescimento para o bairro foi a implantação do Aeroporto, na década de 1930, aliada à promoção de loteamentos promovidos pelo governo federal – como o IAPI – trazendo destaque para região.

                Criado oficialmente pela lei 2022 de 07/12/1959, o bairro São João atualmente é um núcleo independente do centro da cidade, devido ao seu desenvolvimento social, comercial e industrial, este último muito ligado ao bairro Navegantes. A região é também corredor de passagem para zona norte da cidade e região metropolitana, como as cidades de Alvorada, Cachoeirinha e Gravataí.

                O bairro São João mistura características residenciais e comerciais, sendo que a maioria de suas residências são verticalizadas. Quanto ao lazer, abriga a Sociedade Ginástica Porto Alegre – SOGIPA, um dos maiores e tradicionais clubes da cidade.

Também é sede do sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre que, além das atividades sindicais, desenvolve projetos culturais como teatro, música, etc.

                Na década de 1990 é fundada a Associação de Moradores do Bairro São João, com o objetivo de promover a integração de seus moradores e reivindicar a resolução dos problemas do bairro. Anualmente, a Associação participa da organização de dois eventos que concentram elevado número de participantes do bairro e arredores, a tradicional Festa de São João e a Festa das Nações.

                Desde 2000, os moradores do bairro São João convivem com as obras da III Perimetral (trecho da avenida Dom Pedro II e o viaduto para Aeroporto), que vem alterando alguns sentidos de ruas e limites do bairro. Por outro lado, o término das obras do trecho que atravessa o bairro trará uma moderna configuração no que diz respeito a suas vias de acesso.

Fonte: História dos bairros de Porto Alegre