São Sebastião - Histórico

       Bairro da zona norte da cidade, localizado entre o Jardim Lindóia e Sarandi, foi criado e delimitado pela lei nº 3671 de 19/07/1972, com os seguintes limites: Avenida Assis Brasil esquina Bogotá, por esta até a rua Presidente Juarez, por esta até encontrar a rua Lasar Segall, por esta até a avenida Sertório, por esta até a rua Joaquim Silveira, por esta até a Estrada Baltazar de Oliveira Garcia e por esta e pela avenida Assis Brasil até o ponto inicial da avenida Bogotá. As primeiras ocupações desta região remontam a meados do século XX.

       Como outras regiões da capital, o desenvolvimento do bairro esteve ligado a urbanização e crescimento da cidade para zona norte. Até a década de 1970, as condições de habitação e saneamento na região eram deficientes. Essas precárias condições motivaram os moradores a se reunirem, dando início ao movimento comunitário, através da fundação da Associação de Moradores do Parque São Sebastião, em 1974. Uma das primeiras reivindicações dos habitantes foi o tratamento das ruas e praças do bairro.

       A inauguração do Boulevard Strip Center em 1994, impulsionou o crescimento do bairro, sobretudo devido à procura de imóveis na região para moradia. A finalização das obras do terminal Triângulo e sua inauguração em 2005, além de descongestionar o trânsito na região, valorizou o bairro, configurando um aspecto moderno e inovador às suas principais vias de acesso.

       O São Sebastião é um bairro com características residenciais, dispondo de pequeno comércio e serviços localizados principalmente na avenida Assis Brasil, no trecho que faz parte do bairro. Região de classe média, de acordo com dados do último censo/IBGE, possui uma população de 6465 moradores.

Fonte: História dos bairros de Porto Alegre