Anchieta - Histórico

       Localizado à direita da estrada federal BR 116 em direção à Canoas, entre o Aeroporto e a cidade Gravataí, o bairro Anchieta foi oficializado pela lei nº 2022 de 0/12/1959, tendo seus limites assim estabelecidos: da Estrada Federal para Canoas, limite desta pelo Bairro São João ao sul; no leste com uma linha imaginária até a divisa com o rio Gravataí, por este na direção leste/oeste até encontrar novamente a Estrada Federal e por esta em direção norte-sul até encontrar o limite com o Bairro São João.

       Sua denominação, segundo o cronista Ary Veiga Sanhudo, é em referência ao Padre Anchieta, fundador do colégio São Paulo, na região que, mais tarde, constituiu o núcleo inicial da capital paulista. Na década de 1970, o bairro era considerado um lugar novo, em formação na cidade, e o mesmo cronista assim o descrevera: “ Anchieta é bairro na lei, loteamento no aspecto e grama em toda a sua extensão.” Essa descrição é feita em virtude da escassa população que residia na região, como o é ainda hoje. A baixa densidade talvez seja em função de situar-se em zona baixa da cidade, que não oferecia atrativos que motivassem a ocupação imediata pois, sob ponto de vista da urbanização prevista para cidade no Plano Diretor, encontra-se abaixo da cota de construção.

Ceasa no ano de 1971. Fonte: Prati Fotos Antigas

       A partir de 1973, instala-se no bairro a CEASA - Centrais de Abastecimento do RS, na Av. Fernando Ferrari , 1001, quando produtores e atacadistas foram transferidos da Praia de Belas para o bairro, dando início à fase de comercialização no complexo.

       A principal via de acesso ao bairro é a avenida dos Estados, que encontra registros nos relatórios da Secretaria de Obras Públicas do Estado desde início do século XX. A preocupação com a pavimentação da avenida iniciou em 1912, porém as obras começaram em 1925, sendo construída a primeira faixa de cimento no ano de 1930. O nome da avenida foi oficializado em 1960 pela lei municipal nº 2076.

       O bairro Anchieta possui características industriais, além de ali estarem instalados armazéns e grandes depósitos.

Fonte: História dos bairros de Porto Alegre