Jardim Lindóia - Histórico
Em 1945, Arno Friedrich mudou-se para as terras onde hoje se localiza o bairro, e deu início ao loteamento, no qual a maioria das casas ali existentes foi construída e vendida pelo loteador. Em 1948, Arno Friedrich fundou a Construtora Continental e, em 1950, decidiu-se pelo planejamento de um grande loteamento, o qual originou o bairro Jardim Lindóia.
A denominação, segundo o cronista Ary Veiga Sanhudo, foi escolhido pelo próprio loteador, e foi inspirado no romance “O Uraguai” de José Basílio da Gama, no qual a heroína se chama Lindóia, que seria uma palavra de origem guarani para linda.
Localizado entre as avenidas Assis Brasil e Sertório, é um bairro nobre da zona norte da cidade, primando pela estética de belas casas ajardinadas. Os moradores, no início do planejamento, batalharam pela defesa da área exclusivamente residencial.
Quanto às opções de lazer, está localizado no bairro o Lindóia Tênis Clube, fundado em 1955, que visava congregar os moradores da área. Com o tempo e o desenvolvimento do bairro e arredores, o clube foi crescendo e atualmente se trata de um dos maiores centros de lazer e atividades socioculturais da zona norte.
Uma das atividades de destaque no bairro foi o “Luz e Canto de Natal”, evento que preparava o bairro para os festividades natalinas. Com 8 edições, de 1990 a 1998, era realizado pelo Lindóia Tênis Clube, com apoio de empresários da zona norte e Prefeitura Municipal, e contava com o empenho dos moradores na decoração de suas residências.
Jardim Lindóia é um bairro residencial e, mesmo com o comércio existente na avenida Assis Brasil, incluindo o Shopping Center Lindóia, não chega a dar aspecto comercial à região. As atividades comerciais e serviços (rede bancária e escolar) atendem ao bairro e a seus vizinhos.
O bairro Jardim Lindóia, oficialmente foi criado e delimitado pela lei nº 2022 de 07/12/1959.
Fonte: História dos bairros de Porto Alegre