Parque Gabriel Knijnik

Endereço: Estrada Amapá, 2001
Telefone: 3266-8120
Área:  11,95 hectares

       O parque, localizado no bairro Vila Nova, foi incorporado em 1997 às áreas verdes do município de Porto Alegre. No passado foi área de lazer e sítio do engenheiro civil Gabriel Knijnik que doou a área ao município, em testamento, com o desejo de transformá-la em parque municipal. No local, há uma placa alusiva à doação, como homenagem ao engenheiro.

       As obras de urbanização foram iniciadas em abril de 2002 e a inauguração oficial do local ocorreu em outubro de 2004.

       A área  conta com diferentes ambientes, com diversas espécies da fauna e flora. Há pomar, onde se encontram árvores frutíferas como pitangueira, pereira, ameixeira e jaboticabeira, além de dispersos eucaliptos e pinus. Também possui um banhado e uma grande área de preservação.

       Nas obras de urbanização foram construídos sanitários, coreto, playground, cinco churrasqueiras, duas quadras de futebol em saibro, uma cancha de bocha, passeios e um estacionamento para 100 carros. No prédio da sede administrativa há duas salas de uso múltiplo e, na guarita de acesso ao parque, um mirante com vista para o Lago Guaíba. Do alto do mirante, onde todos os freqüentadores poderão subir, é possível avistar o Morro do Osso e o Morro Teresópolis, uma das mais belas paisagens da cidade, observando-se o contraste entre a área rural e a área urbana de Porto Alegre.

       O parque localiza-se na Estrada Amapá. Para se deslocar até o local, é possível utilizar a linha de ônibus 271-Amapá, da empresa STS, com final da linha em frente à entrada do parque. De carro, deve-se seguir pela Avenida Cavalhada, até a Rua Vicente Monteggia.

Fonte: Beto Moesch